terça-feira, 28 de julho de 2009

Jovens Embaixadores levará 35 estudantes do Ensino Médio aos EUA

Está no site da Secretaria de Educação e deve interessar a você, querido aluno
Leia com atenção
Jovens Embaixadores levará 35 estudantes do Ensino Médio aos EUA
28/07/2009

Inscrições para programa que levará os estudantes aos Estados Unidos com despesas pagas ainda podem ser feitas até o próximo dia 12/08


Alunos do Ensino Médio da rede pública, atenção: ainda há tempo para se inscrever no Programa Jovens Embaixadores 2010, iniciativa da embaixada norte-americana que em janeiro do ano que vem levará 35 estudantes brasileiros aos Estados Unidos por três semanas com todas as despesas pagas. As inscrições, iniciadas em maio, terminam no dia 12/8. Podem ser feitas de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no CIL Brasília, na SGAS 907/908 – Módulo 23, ao lado do CEM Elefante Branco.

Para isso você precisa ter entre 15 e 18 anos, possuir boa fluência em inglês, bom desempenho escolar, iniciativa e boa conversação, demonstrar flexibilidade e facilidade para adaptar-se à realidades e culturas diferentes, manter bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade e, mais importante: estar engajado em atividades de responsabilidade social e voluntariado há pelo menos um ano.

Para se inscrever basta acessar o site www.jovensembaixadores.org, baixar o questionário e apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente e colorida; três cartas – uma de recomendação de um dos professores ou do diretor da escola, outra de recomendação dos pais ou responsáveis e uma última de recomendação do projeto social no qual está engajado há pelo menos um ano; e cópias – uma de cada – da carteira de identidade, da declaração de escolaridade atual (2009), do boletim escolar do Ensino Médio, do boletim da escola ou curso de inglês do ano de 2009, do contracheque dos pais e outros membros da família que contribuem para o orçamento doméstico ou dos responsáveis pelo candidato e da conta de luz recente da residência;

Criado em 2002, o programa beneficia alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

Durante a primeira das três semanas da viagem, os vencedores vão visitar Washington, a capital do país. Conhecerão seus principais monumentos, participarão de reuniões com organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais e participarão de um curso sobre protagonismo juvenil.

Após essa primeira semana, os participantes serão divididos. Cada um viajará para um estado diferente nos EUA, onde serão hospedados por famílias americanas. Estão programadas aulas e interação com jovens da mesma faixa etária. Participarão também de atividades culturais e de responsabilidade social na comunidade e fazer apresentações sobre o Brasil.

Para a supervisora Pedagógica e responsável pelas inscrições no DF, Barbara Duqueviz, a experiência de ser um Jovem Embaixador oferece aos estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.


Mais informações:
www.jovensembaixadores.org
ou pelos telefones (61) 3901-7619 ou 3901-7613

RETORNO AMEAÇADO

Quando pensávamos em iniciar as atividades escolares a partir dessa segunda , dia 27/07, a Secretaria adiou as aulas.O motivo principal foi a capacitação de diretores e professores da rede pública contra os males da Gripe H1N1,comumente chamada de "gripe suína".
Hoje os jornais já dão o número de 55 mortes no país inteiro e precisamos receber informações sobre as medidas preventivas para nós e para nossos alunos.
Fiquemos atentos aos cuidados a serem tomados a fim de nos prevenir contra a gripe suína.
A partir de segunda -feira próxima, 3/08, os alunos serão recebidos nas escolas públicas e serão informados nas escolas sobre as várias formas de prevenção contra essa espécie de gripe.

sábado, 18 de julho de 2009

Professor: hora de recarregar a bateria


Por Içami Tiba

A educação escolar no Brasil ficou muito tempo em torno do seu próprio umbigo, sem se dar conta do quanto ela estava se tornando obsoleta em relação ao mercado de trabalho e ao mundo.

Dizem que é errando que se aprende. Mas a educação errou tanto e por tanto tempo e não aprendeu. Isso porque simplesmente manteve o erro em vez de corrigi-lo. A passividade do continuísmo do insatisfatório levou o Brasil ao que estamos reduzidos hoje: somos um dos últimos classificados do mundo no ranking da educação escolar, apesar de o nosso PIB estar entre as dez maiores do mundo.

Numa simples leitura, o Brasil está mais rico do que educado. Mas existe a grande massa da população que é pobre e sem a educação formal que a capacite ao trabalho mais elaborado que o braçal. Essa massa tem cinco filhos por família, gerando mais pobreza e mais exclusão, enquanto os que ganham mais de cinco salários mínimos têm um ou dois filhos por família, ou seja, acabam concentrando a riqueza.

Ultimamente os professores têm sido responsabilizados pelos pais para educarem os seus filhos, numa sobrecarga que não lhes compete. Cobra-se também uma educação perfeita, sem o mínimo de material necessário de formação atualizada, de valorização pessoal, de salário compatível com a sua importância na construção de uma sociedade saudável. Há muitas verdadeiras madres Terezas da educação nos grotões e bolsões de pobreza. Até lápis elas quebram ao meio para que mais alunos possam ao menos aprender a escrever...

Ninguém quer ser professor, muitos querem ser políticos. Até mesmo os "caçados" não abandonam a política, enquanto professores competentes abandonam suas carreiras para poderem sobreviver financeiramente.


Férias escolares
A noite de melatonina é necessária para combater o estressante dia do cortisol. As férias são necessárias para as jornadas de trabalho. E as de julho já batem nas portas dos professores. O meu maior desejo é que cada professor tivesse as férias dos seus sonhos, junto às pessoas queridas, com tudo pago, desde os preparativos até o álbum de recordações. Que descansassem as mentes com atividades lúdicas, culturais, baladas, festas, passeios, restaurantes, shows, e tudo mais que tivessem vontade na hora... Não custa sonhar, nem desejar o bem às pessoas que merecem.

Entretanto, as férias podem também ser usadas para complementação das atividades que não têm espaço no cotidiano letivo. Todos precisam nutrir seus corpos e mentes com exercícios fisiológicos e psicológicos, como andar, dormir, alimentação saudável, passear por parques, visitar museus, ir a cinemas e a teatros - tudo isso envolvendo principalmente os filhos no que for possível.

Praticar a filosofia de vida da ALTA PERFORMANCE: em tudo, fazer e pensar o melhor possível. Para a ação, usar os conhecimentos atualizados e, para o pensar, o seletor de pensamentos. Ninguém controla a fonte de pensamentos, mas é possível e desejável alimentar os melhores e deletar os que podem prejudicar outras pessoas e o nosso planeta. Todos querem fazer o melhor, mas nem todos o fazem por não estarem atualizados.

Como diz Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, educacionista é a pessoa que acredita na educação como um dos pilares da recuperação do Brasil. Todos os professores poderiam nestas férias despertar o educacionismo profundamente adormecido dentro de si, ou até mesmo recuperá-lo do coma que entrou por tanto descaso que sofreu.

As férias são das aulas, mas a mente e o corpo não devem parar de aprender e de se movimentar nunca.

Içami Tiba
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Família de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 25 livros.

terça-feira, 14 de julho de 2009

PARABÉNS PELO JORNAL NA ESCOLA




Queridos alunos dos terceiros anos: 3A,3B,3C,3D,3E,3F,3G






Devo registrar o meu apreço pela atividade de confecção do jornal, meus queridos alunos.
Foi um trabalho gratificante e que demonstrou que vocês podem fazer muito e muito.Devo agradecer em meu nome e no nome dos professores que participaram .Agradecemos a cada um de vocês que se esforçaram , se estressaram, discutiram, se organizaram para fazer um trabalho de qualidade.Vocês demonstraram que com a integração se consegue o sucesso.
Estão todos de parabéns.
Devo dizer que os exemplares do jornais estarão expostos na próxima reunião de pais pra que os mesmos vejam do que seus filhos são capazes.

Estamos muito orgulhosos .


A união faz a força!
Um beijo grandão

RECESSO!

Estamos em recesso.Que bom que chegou, hein?
Aproveite para descansar bastante, mas colocar tudo em dia.Não espere o retorno para reorganizar sua vida, seus cadernos, livros, assim como realizar as atividades pendentes.Dê uma olhada nos conteúdos que trouxeram algumas dúvidas e reforce seu interesse pela leitura e atualidades.
Vai ser um período muito curto até o final do ano letivo:18 de dezembro.O tempo passa rápido .Lembre-se também de estudar para a prova do ENEM,3 e 4 de outubro.
Aproveite também para se divertir um pouquinho porque, afinal, ninguém é de ferro. Vá ao cinema, visite exposições espalhadas pela cidade,vá a shows , espetáculos,festas,etc.O lazer ajuda a gente a melhorar nossas relações e ajuda a mente a esquecer os problemas do cotidiano.

Rir é o melhor remédio.
ÓTIMO RECESSO.Beijo









Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...